O lava-loiça é um dos utilitários mais usados na casa e, pelo tipo de tarefa que nele se efetua, é natural que este seja, também, algo propenso a entupimentos. Pelo seu uso frequente, o lava-loiça deve ser limpo com frequência, sendo adotadas medidas preventivas do entupimento, que alarguem o tempo de vida das tubagens e melhorem o fluxo da água pelos canos.

Entre as medidas que pode adotar, no uso do lava-loiça inclui-se a aplicação de um filtro que evite o escoamento de sujidade e detritos para a tubagem, o cuidado de não despejar quaisquer restos de comida ou óleos pelo ralo e ainda a restrição no uso de produtos de limpeza abrasivos ou cáusticos que possam provocar danos nos seus canos.

Na sua manutenção dos canos, recomenda-se ainda que tenha o cuidado de não recorrer a ácidos. Estes poderão ter uma ação positiva na remoção da gordura e resolver o problema de entupimento momentaneamente mas, em simultâneo, estarão também a danificar as tubagens, petrificando a massa e inviabilizando o uso de equipamentos profissionais em futuros entupimentos.

Usualmente, o entupimento do lava-loiça acontece justamente por falhas nestas medidas preventivas, existindo a acumulação de restos de gordura, de detergentes e de resíduos alimentares juntamente com o aparecimento de massas calcárias nas redes de águas brancas da cozinha.

Este tipo de situação é complexo e é recomendado, por isso, o contacto de um profissional especializado, que resolverá o problema, por norma, recorrendo a uma máquina de molas mecanizadas que opera em espiral rotativa e vibratória. Caso tal necessidade se coloque, poderá também realizar-se uma inspeção em vídeo, para garantir que os canos do lava-loiça não voltam a entupir rapidamente.