Existem várias situações podem levar-nos a falar de desentupimentos de esgotos industriais, não sendo, sequer, possível enumerar todos os potenciais cenários em que esta circunstância pode suceder. Os numerosos setores em que pode tornar-se necessário um desentupimento industrial (incluindo nos mercados têxteis, metalúrgicos, alimentares, agro-alimentares, químicos, animais e automóveis) diversificam também o leque de potenciais situações.

Cada setor irá apresentar particularidade próprias, na medida em que os resíduos que estas geram também são distintos. Estes resíduos são dissipados por equipamentos, caixas coletoras, redes de esgotos industriais e caixas elevatórias ou retentoras que estão, ocasionalmente, ligadas a pequenas ETARS.

A utilização profissional e intensiva, motivada pela prática industrial, faz com que estas sejam redes com um grande fluxo e nas quais existem com frequência resíduos sujeitos a altas temperaturas e contrates térmicos, que podem ser responsáveis por incrustações cuja remoção pode ser bastante complexa.

Usualmente os hidojatos de alta pressão e as espirais rotativas vibratórias são as principais ferramentas utilizadas durante o serviço de desentupimentos industriais, sendo que ambos os equipamentos precisam de ser adaptados à extensão e ao diâmetro das tubagens. Um camião combinado com bomba de vácuo e hidrojato de alta pressão pode também fazer sentido nas caixas de visita, nas caixas elevatórias ou nas caixas retentoras e coletores, para realizar o corte de massas incrustadas e enrijecidas.

Quando surgem casos verdadeiramente complexos, que se assemelham quase a missões impossíveis, poderá fazer sentido o uso da nossa máquina especial de 1300 bars de pressão. Pela sua imensa força e pela exigência associada ao seu controlo, esta máquina exige que estejam presentes, no mínimo, três operadores especializados com formação específica, pelo que esta só é utilizada em situações excepcionais. Um bom exemplo seria um tomate ressequido, incrustado numa máquina de produção de polpa de tomate: situação que dificilmente poderia solucionar-se sem recorrer a este equipamento.

Os serviços de desentupimentos industriais encontram-se entre os mais exigentes e importantes, sendo que apenas um profissional especializado terá a perícia para resolver as diversas situações que possam apresentar-se. O uso de ferramentas adequadas para cada circunstância e das melhores técnicas é fundamental para garantir a resolução do problema de forma rápida e eficaz.

Assim, recomendamos que garanta a contratação de empresas de atestada qualidade, com profissionais especializados e que já tenham uma experiência comprovada, bem como o acesso aos instrumentos de trabalho necessários.
Todas as empresas, independentemente de se tratarem de pequenas ou grandes empresas, terão as maiores vantagens em confiar em profissionais devidamente qualificados para realizarem este tipo de trabalho.